Processo de Banho em Semijoias: Como é Feita a Camada de Proteção e Brilho
- Fran Leão
- 20 de set. de 2024
- 3 min de leitura
As semijoias são acessórios feitos com uma base de metal não nobre, como o tombak, por exemplo. Apesar disso, elas possuem uma proximidade visual muito grande em relação às joias. Isso acontece graças ao banho, processo responsável por adicionar a camada de metal nobre às peças, dando a cor, beleza e durabilidade que fazem o olho brilhar.

O banho se dá por um processo industrial chamado galvanoplastia, responsável por recobrir superfícies metálicas não nobres com uma camada de metal nobre, por meio de eletrólise.
Nas linhas a seguir, falaremos um pouquinho sobre as etapas da galvanoplastia, que dão às peças o padrão de beleza e qualidade que é nossa marca registrada!
Vamos para as etapas do banho em semi jóias:
Desengraxante
O desengraxante é fundamental para garantir o sucesso das etapas seguintes. Por meio dele são removidas todas as impurezas e gordura presentes nas peças, melhorando a aderência dos metais preciosos e garantindo a boa fixação do banho

Entre uma etapa e outra, as peças passam por uma lavagem para não contaminar os outros tanques.

2- Cobre alcalino
O cobre alcalino é a primeira camada de metal que as peças recebem. Ele é responsável por eliminar o máximo possível de imperfeições e nivelar a superfície das semijoias.

3- Cobre ácido
Essa etapa é a responsável por dar o brilho e acabamento das peças. Com o cobre ácido, as semijoias ganham um aspecto de polimento manual, garantindo que as peças estarão perfeitas para começar a receber as camadas de metal nobre.

4- Banho antialérgico.
O banho antialérgico é um tratamento químico aplicado a alguns objetos de metal para prevenir a ação de agentes externos na superfície do material não metálico, como água e ar.
O principal benefício deste tipo de banho é a aplicação de uma capa de proteção que aumentará a vida útil do material, mantendo intactas as suas propriedades físicas e químicas.
Neste caso, é um tipo especial de banho aplicado a semi-joias, e tem como principal objetivo prevenir a oxidação do metal, que se manifesta na forma de um material esverdeado e aumenta o risco de reação alérgica na pele.

5- Depois do banho antialérgico são aplicadas 3 camadas de ouro. Ou seja ele é banhado em 3 tanques:
Primeiro: Pré ouro
Nesta etapa, as peças recebem a primeira camada de ouro. Neste caso, trata-se de uma camada de ouro puro de 22k. Ela é aplicada logo após o banho antialérgico, ajudando na aderência das camadas anteriores, uma vez que, por ser um metal nobre, ele não vai sofrer oxidação.

Segundo: Segundo banho vem com a milesimagem escolhida.
Milésimo de banho de ouro: o que é e para que serve?
O milésimo de banho de ouro em semijoias é o que classifica e diferencia uma peça de boa qualidade, de uma bijuteria.
Confira abaixo uma tabela sobre a classificação dos banhos de ouro.
Terceira e ultima camada de ouro: Cor final
Aqui, as semijoias recebem uma última camada de ouro. A etapa é responsável por padronizar a cor das peças, garantindo que fiquem todas iguais. Nesta etapa também é possível escolher a cor desejada, por exemplo: Rosê, amarelo, branco...
6- Banho de proteção e conservação
Essa é a última camada do processo, responsável por assegurar que a peça esteja protegida contra oxidações e outros tipos de deterioração, e tenha maior durabilidade.
Uma fina camada de verniz transparente é aplicado em toda a peça, selando todo o trabalho feito nas camadas anteriores.
Por fim, as semijoias são levadas para secagem nas centrífugas, que funcionam por meio de alta temperatura e rotação.
Após passar por todos os processos de qualidade e acabamento, está pronta para ser usada e brilhar em cada detalhe.
Comments